Plataforma BMTCA

A Plataforma BMTCA é o ambiente eletrônico de negociação de ativos de conservação de vegetação nativa denominados Crédito de Floresta. Ao originar e negociar estes ativos, os produtores rurais, a sociedade civil e os entes públicos se unem para promover o verdadeiro desenvolvimento sustentável.

Por meio da Plataforma BMTCA pessoas físicas e empresas podem adquirir unidades de Crédito de Floresta.

O que é Crédito de Floresta

Produto rural  gerado pela conservação e recuperação de vegetação nativa utilizados por agentes produtivos para compensar o uso de recursos naturais e impactos ambientais.

Compre Aqui

Informações Técnicas

O Crédito de Floresta é originado da atividade agrícola de preservação, conservação e ampliação de áreas de vegetação nativa nos termos do art. 3º, inciso XXVII, do Decreto Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012. O crédito de floresta não é titulo de valor mobiliário.

As unidades de Crédito de Floresta são devidamente verificadas, validadas, registradas e custodiadas como ativos de natureza econômica (Código Nacional de Atividade Econômica - CNAE subclasse 0220-9/06), com seus devidos instrumentos de lastro de origem.

O processo de verificação e certificação é feito por instituições com credibilidade internacional e emitidas por empresas encarregadas da guarda e conservação de documentos comprobatórios da origem, com valoração e quantificação em unidades de Crédito de Sustentabilidade - UCS, e que atestam ao seu portador a propriedade do direito creditório, que pode ser negociado. 

Como é gerado o Crédito de Floresta

Como funciona o Crédito de Floresta

Usos

O Crédito de Floresta pode ser adquiridos para reparar os danos ambientais e contribuir para a recuperação de áreas atingidas.

Podem ser adquiridos por pessoas e empresas de forma voluntária ou como cota de Retribuição Socioambiental para:

  • Ganhar agilidade e redução de custo dos processos de licenciamentos;
  • Reduzir taxas de financiamentos privados e públicos (ex.: Financiamento de ICMS do Produzir - Goiás) e privado;
  • Receber descontos de multas ambientais;
  • Ter acesso à créditos de Fomento Verde para financiamento de seus projetos.

Quem faz

A plataforma de negociação Tesouro Verde é disponibilizada pela BMTCA Ativos Ambientais S/A que é emissor e vendedor das unidades de Crédito de Floresta descritas e disponíveis na Plataforma Tesouro Verde. Estados e Municípios reconhecem a empresa e os instrumentos disponibilizados na Plataforma Tesouro Verde, a Calculadora de Impacto Ambiental (CIA) e as unidades de Crédito de Floresta, para atender às suas políticas públicas de sustentabilidade.

 

QUEM PRODUZ O CRÉDITO DE FLORESTA?

 

Entes públicos e privados proprietários de áreas com cobertura de vegetação nativa.

 

POSSO SER UM PRODUTOR DE CRÉDITO DE FLORESTA COM MINHA ÁREA? COMO?

Os proprietários de áreas com interesse de fornecer o Crédito de Floresta aderem ao Programa Gerador de Crédito de Floresta Brasil Mata Viva e integram aos núcleos de produtores rurais.

O ente público submete a área pública para o inventário e institui a Política pública.

Para aderir entre em contato conosco pelo site: www.brasilmataviva.com.br

E cadastre sua área.

 

COMO É GERADO O CRÉDITO DE FLORESTA DE UMA ÁREA?

A partir de uma metodologia de aplicação de processos de inventário realizado por equipes especializadas que avaliam  o patrimônio ambiental a partir da identificação de estoques de carbono, fauna, recursos hidrológicos e outros aspectos.